17/11/14

Coisas que nos preocupam a todos

Tapajós - A Luta Pelo rio da Vida

Notícia - 10 - novembro - 2014

« Ao saber da intenção do governo federal em construir um complexo de hidrelétricas ao longo da bacia do Tapajós, o movimento de resistência indígena Ipereg Ayu, formado por caciques, mulheres, jovens estudantes e guerreiros da etnia Munduruku, lançou um chamado para fazerem cumprir o direito à consulta prévia, livre e informada garantido pela Constituição brasileira e pela Convenção 169 da OIT, Organização Internacional do Trabalho.
A convenção estabelece que os povos que tenham seu patrimônio físico e cultural ameaçados por grandes empreendimentos hídricos tenham acesso a todas as informações sobre os impactos do projeto e que sua opinião seja ouvida em sua língua de origem, quando e onde quiserem, por representantes do governo. Antes mesmo do início do licenciamento das obras.
A lei, entretanto, vem sendo desrespeitada pelo governo brasileiro ao longo de sua história. (...)»

Leia Toda a Notícia here:

E saiba mais also here:
https://www.facebook.com/GreenpeaceBrasil?fref=ts




3 comentários:

  1. Olá, Maria!
    Cá estou eu a agradecer-lhe as visitas ao meu blog e seus maravilhosos comentários.
    Esta luta é de todos nós, pois ao salvarmos os povos da floresta e dizer Não ao desmatamento, estamos salvando o futuro do nosso planeta, de nossos filhos, netos e todos os que virão.
    Espero que muitas pessoas façam o mesmo e assinem a petição contra o desmatamento da Amazônia.
    um super abraço, carioca


    ResponderEliminar
  2. Oi Maria, sou brasileira com muito orgulho e fico imensamente triste ao ver ou saber de notícias as quais destacam o Brasil como um país retrógrado e que não valoriza o seu próprio povo! Há um misto do falso e verdadeiro nesta história! Ao meu ver, os "brancos" citados no vídeo não trata-se apenas de brasileiros, mas tbm de estrangeiros que há muito estão de olho nas nossas riquezas. O Brasil, infelizmente, é governado por corruptos que se vendem por muito pouco, disso não me orgulho! É uma luta desigual, onde o poder fala mais alto, mas tenho fé e a convicção de que Deus está sempre do lado dos fracos e oprimidos, que o melhor seja feito!
    Perdoe-me em somente agora retribuir a sua visita, fico imensamente grata pelo seu comentário e por acompanhar o Vivendo e Aprendendo! Mt obrigada!
    Bjs e sucesso pra vc! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,

    Infelizmente a humanidade ainda está num estágio de desenvolvimento muito primitivo, quando se esquece de que os seres humanos são também parte da natureza, essa visão de que a natureza está a serviço dos homens, de que ela só existe para ser explorada é um grande erro, que pode cobrar um alto preço à nossa espécie.
    O importante é não ficarmos omissas e principalmente não deixarmos que nossa luz se apague pelas atitudes daqueles que vivem na escuridão.
    Bjs
    P.S. Os seus comentários estão chegando sim, muito obrigada pela visita e pelo carinho

    ResponderEliminar